• Editora Literal

É justo investir em minha vida pessoal como líder?

Atualizado: 25 de Mar de 2020


Mario K. Simões


Certo jovem foi procurar uma vidente para que pudesse ver o seu futuro. Depois de entrar na tenda e assentar-se, a vidente olhou em uma bola de cristal e disse: “Você será pobre e infeliz até os 40 anos de idade”. Então, ele perguntou: “E depois, o que acontece?”. Ela respondeu: “Depois você se acostuma!”.

Quantas pessoas têm uma história semelhante a esta. Vivem uma vida medíocre, improdutivas e infelizes, e depois disso se acostumam.

O Dr. John Maxwell declarou que “tudo sobe ou desce, cresce ou desaparece devido à liderança”. Uma boa liderança faz acontecer. Uma má liderança é capaz de sabotar o crescimento ou destruir o que já foi construído.

Portanto, o líder tem um papel de suma importância no sucesso ou fracasso das empresas e organizações. Porém, o segredo que garantirá o sucesso desse líder é a sua habilidade de continuar o seu próprio desenvolvimento pessoal. O líder precisa ter para dar, precisa saber para orientar e precisa conhecer para compartilhar.

Portanto, é mais do que justo que o líder invista no seu autodesenvolvimento, ou desenvolvimento pessoal. Sem isso, ele e a organização que ele lidera estarão fadados ao fracasso.

O crescimento não acontece por acaso!

“As pessoas desejam melhorar suas circunstâncias, porém não estão dispostas a melhorarem a si mesmas. Portanto, elas permanecem aprisionadas!” James Allen

Desenvolvimento não é natural. Ninguém se desenvolve por acidente! As pessoas ficam velhas de modo natural, mas elas não ficam melhores de modo natural.

É preciso ser intencional! Toda a criação de Deus alcança o seu potencial máximo, com uma exceção - o ser humano. Você não encontrou em uma fileira de palmeiras de 7 metros de altura uma com 2 metros, pois decidiu que não iria crescer. Você também não viu no meio de um grupo de girafas adultas de 3 metros de altura uma girafa adulta com 1 metro e meio, que teve preguiça e não cresceu.

O crescimento dos vegetais, animais e até mesmo o crescimento do corpo humano é natural. Porém, o crescimento do ser humano é intencional! “Vou deixar como está para ver como fica” é a mentalidade daqueles que nunca crescem, produzem ou realizam nada.

Seu desenvolvimento requer investimento

Um dos departamentos mais importantes de uma empresa é o departamento de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Nenhuma inovação, criação de um produto, como um celular, carro ou avião, foi desenvolvido sem investimento. É necessário investir para desenvolver, da mesma forma que é necessário você plantar para colher!

Quanto vai custar para você sua saúde, seu casamento, sua família, seus filhos e netos, seu trabalho, seu negócio... se você continuar como está?

Quais os incontáveis benefícios, progressos e realizações que poderão ser gerados pelo simples fato de você um dia ter assumido a responsabilidade de se desenvolver para tornar-se a pessoa maravilhosa que Deus sonhou para você ser?

Inimigos do seu Desenvolvimento

“Não permita que as limitações do presente sufoquem as possibilidades do seu futuro!” Mário Kaschel Simões

Eis alguns inimigos do seu desenvolvimento. Você precisa lutar e vencê-los, pois eles lutam diariamente contra o seu progresso.


1. Acomodação.

Estar bem acomodado na sua zona de conforto. No momento que você para de crescer, começa a regredir. A sua acomodação deve incomodá-lo.

2. Procrastinação.

Pare de empurrar com a barriga. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Na maioria das vezes, o amanhã nunca chega e o presente acaba sendo sabotado e desperdiçado.

3. Medo.

O medo de fracassar é um dos piores inimigos do ser humano. O receio do que as pessoas irão pensar e falar de você se o projeto não der certo é doentio. O medo paralisa o sonho antes dele ser realizado e aborta o bebê mesmo antes de ele ter a oportunidade de nascer. Lembre-se de que o “MEDO é a Maneira Errada de Operar”. (Mário Kaschel Simões).

4. Opiniões.

Não se preocupe com o que outros acham ou deixam de achar sobre o seu potencial, projeto ou futuro. É fácil falar e criticar. Difícil é fazer e criar. Ouça menos as vozes dos outros e mais a voz de Deus, a sua voz interna e a de algumas poucas pessoas que acreditam em você. Você e este pequeno grupo são maioria.

Como se desenvolver?

1. Assuma a responsabilidade pelo seu desenvolvimento!

A responsabilidade não é dos seus pais, da escola, dos seus professores, do seu gerente, da sua empresa, muito menos do governo! Ela é sua e de ninguém mais!

No passado, outros eram responsáveis por nossas escolhas, porém quando nos tornamos jovens e adultos, começamos a colher os resultados das nossas escolhas. Ou seja:

“Você colhe o que você escolhe!” Mário Kaschel Simões

2. Separe um tempo e lugar para você pensar.

Parar para refletir é uma das atividades mais importantes do seu crescimento pessoal.

Se você está no caminho errado, precisa parar, refletir e mudar de direção.

A reflexão tem o poder de transformar os sofrimentos do passado em ensinamentos para o futuro. Pergunte: “Quais as lições que aprendi com isso?”; “O que vou fazer com isso?”.

“Tenha paciência! Tudo é difícil até que se torna fácil!” Saadi

3. Pense novas ideias.

Seu futuro depende do seu crescimento pessoal. Quando você expande sua mente, também expande seus horizontes, suas opções, oportunidades e potencial. Desenvolver significa abrir a mente para ter mais ideias e produzir mais resultados.

“Você é quem você é e o que você faz por causa dos pensamentos que ocuparam a sua mente. Porém, quem você será e o que fará será o resultado dos pensamentos que ocuparem a sua mente.” Zig Ziglar

Como é gerada uma ideia? Você precisa expectar o melhor! Assim como o bebê é o resultado da fecundação de duas sementinhas, uma masculina e outra feminina, toda ideia é também o resultado da união de um pensamento externo chamado ideia que se une com outra semente interna, outro pensamento, e juntos se transformam em um novo pensamento, uma nova ideia. É assim que as invenções, projetos, negócios, produtos, relacionamentos e sonhos do futuro são criados. Uma vez gerados, eles começam a crescer dentro de nós. Esta experiência cria em nossa mente e coração um sentimento novo, prazeroso chamado expectativa.

4. “Pay now. Play later” (Pague agora, desfrute depois). Pague o preço agora e desfrute dos benefícios depois!

Isto é gratificação adiada e se aplica a todas as áreas da sua vida. Por exemplo:

você precisa pagar o preço agora nos seus estudos e na saúde para depois desfrutar dos seus benefícios. Porém, se você não pagar o preço agora, o preço a ser pago depois é bem maior e mais caro, ou até mesmo impagável.

É justo investir em meu desenvolvimento pessoal como líder? Não somente é justo, como é necessário, é esperado e é possível! Continue investindo no seu desenvolvimento! ▣



Mário Kaschel Simões é escritor e palestrante internacional www.mariosimoes.com / contato@preparando.com.br

#Bíblia #Textossagrados #Religião #Justiça #Ideologiadegênero #Escrituras #Família #Ética #Coaching #Intercessão

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo