• Editora Literal

MuDANÇA: ou Muda, ou DANÇA!


Mário Simões


Todo fim de ano e início de um novo ano geram uma grande expectativa em todas as pessoas. Este ano, em particular, vivemos em nosso país um sentimento misto de mudanças no âmbito político, social, moral e econômico. Alguns estão com medo das mudanças, enquanto outros, desejam que muitas aconteçam.

Uma coisa é certa: vivemos em um mundo em constantes mu- danças. A maioria das pessoas quer usufruir os benefícios das mudanças no mundo, porém não quer fazer nenhum esforço para que elas aconteçam. Charles Kettering disse que “o mundo odeia mudanças, no entanto é a única coisa que traz progresso.”

Certo dia, enquanto um vovô dormia no sofá, um de seus netos muito travesso, colocou um pouco de queijo gorgonzola no seu bigode branco. Sentindo aquele forte cheiro, minutos depois, ele acorda dizendo: “Esta sala está cheirando mal!”; caminha para a cozinha, respira e diz: “A cozinha está fedendo!”; vai para o seu quarto, respira fundo e diz: “Meu quarto está fedendo!”; por fim, ele abre a porta da casa e sai para o quintal, respira fundo e diz: “O mundo inteiro está fedendo!”.

É verdade que nosso mundo hoje está “cheirando mal” devido a muitos problemas que enfrentamos em diversas áreas. Porém, se cada um de nós fizer a sua parte e mudar, removendo o “queijo gorgonzola” de suas vidas, consequentemente, o mundo ao nosso redor também irá mudar. Uma única pessoa pode fazer toda a diferença.

A história da humanidade mostra que, quando Deus decidiu realizar alguma mudança no mundo, ele escolheu uma pessoa para fazer isso. Ele usou Adão, Noé, Abrão, Moisés, Josué, Ester, Neemias, Davi, Elias, Maria, Pedro, Paulo, Agostinho, Martinho Luthero, William Wilberforce, William Carey, Madre Teresa, Billy Graham, e o maior de todos, em toda a história: Jesus Cristo!

Tenho ensinado com frequência que “Antes de Deus usar uma pessoa para mudar o mundo, Deus precisa mudar o mundo dessa pessoa”. A obra de Deus na sua vida é um processo de transformação que perdurará a vida inteira. “Estou conven- cido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6). Quais são as áreas de sua vida que Deus deseja mudar? Será seu casamento? Relacionamentos? Finanças? Vida espiritual? Saúde física? Estudos? Trabalho? Negócios?

Você quer que as coisas mudem ao seu redor? Então você precisa mudar! Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Tenha a disposição e coragem de mudar para ser o exemplo da mudança que você deseja ver nos outros. Não espere que os outros mudem, tome a iniciativa!

Eis alguns princípios práticos que podem ajudar você.

• Organize e planeje sua vida. Cumpra os compromissos de sua agenda.

• Dedique tempo para realizar o que é importante, para não ser refém do urgente.

• Invista tempo nas pessoas mais importantes de sua vida.

• Separe sua melhor hora para estar com Deus, conversar com ele, e ouvir o que ele tem a dizer, através da leitura e meditação da Palavra de Deus.

• Cuide bem de seu corpo, alimente-se bem, faça exercícios regularmente e não deixe de dormir o suficiente.

• Desenvolva o hábito de ler bons livros, que sejam fonte de inspiração e motivem sua vida.

• Compartilhe com as pessoas ao seu redor os valores e princípios que tem aprendido. Saiba que eles serão eternamente agradecidos pelo seu investimento na vida deles.

• Transforme seu hobby em um empreendimento. Desenvolva um “Plano B” começando seu próprio negócio, oferecendo produtos ou serviços, ou una-se a uma empresa de marketing de relacionamento. O potencial de retorno financeiro pode ser substancial, bem como os benefícios do seu próprio desenvolvimento pessoal.

• Pare de reclamar e comece a agir. Como disse Gandhi: “Seja a mudança que você deseja ver no mundo!”.

Por último, compartilho um lindo pensamento do renomado escritor norte-americano, Mark Twain: “Daqui há 20 anos, você estará mais desapontado pelas coisas que não fez, do que pelas que fez.”, Prove que ele estava errado!

Lembre-se de que Deus deseja mudar o mundo hoje, e para isso, ele escolheu uma pessoa muito especial para fazer isso. Essa pessoa é você, e a mudança começa em você e, depois, através de você! ▣


MÁRIO K. SIMÕES é escritor e palestrante internacional www.mariosimoes.com / contato@preparando.com.br


#Bíblia #Textossagrados #Religião #Justiça #Ideologiadegênero #Escrituras #Família #Ética #Coaching #Intercessão #IgrejanaEraDigital #Digital #Igreja #literatura

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo